LIVRO VOZES
LIVRO VOZES

 

          É com grande alegria que o ALEPA- A Literatura dos Espaços Populares Agora – apresenta mais uma importante antologia que destaca a voz da favela. O ALEPA é um projeto cultural que tem por objetivo estimular e apresentar a produção poética e ficcional de autores oriundos de periferias. E como toda produção de espaço popular engendrada e concebida com valor de atitude e de resistência, “Vozes” vêm aduzir o sujeito-artísta-periférico, como autor genuíno de sua própria história. Reconhecimento mais que merecido.                                  

          Essa obra, como todas as outras do ALEPA, tem um objetivo importante e pretensioso, que é o lançar luz às duras condições que pesam sobre a nossa cultura; cultura essa que ainda hoje “conta mais”, por assim dizer, a história dos “vencedores” em detrimento dos “vencidos”. “Vozes” assume uma posição contrária à estabelecida, a de engajamento e de respeito à vida e à arte popular com todos os seus atores. Rascunhando nessas folhas e publicando, ainda que de forma independente as vozes dos guetos, fazendo circular pela cidade a vida e a poesia dos becos e vielas de um país dentro do nosso. A arte aqui tem função social. Contemo-nos em verso e prosa. 

          O livro “Vozes”, organizado pela escritora Adriana Kairos, que reuniu nesta obra poesias de José Pereira Dias, Dayse Castro, Damião Alfredo de Paula dos Santos, Luciana Pitanga, João Antonio Rodrigues Ventura, Maria Euzete da Costa e outros.